Após brilhar como rainha de bateria da Mancha Verde, em São Paulo, Viviane Araújo se prepara desfilar na Sapucaí neste domingo (11) como rainha de bateria do Salgueiro, no Rio de Janeiro. Aos 48 anos, e completando 15 anos no posto, ela se tornou a pessoa que há mais tempo ocupa essa função no carnaval carioca. Do alto de sua majestade, ela nem pensa em passar o bastão e samba na cara do etarismo, que é é o preconceito relacionado à idade, bandeira pela qual ela luta.
“A mulher pode ocupar qualquer espaço, onde quer que seja, fazendo o que deseja”, enfatiza. “Com 48 anos, às vezes ouço comentários como ‘Você não acha que está na hora de parar?’ ou ‘Acho que você já teve seu tempo’. São poucos, mas os escuto. Meu desafio é justamente provar o contrário. Hoje me sinto mais confiante e segura”.
Apesar de ser uma referência de estilo de vida para muitas mulheres, especialmente durante o Carnaval, Viviane não acredita em um “corpo de Carnaval”. Desde julho do ano passado, ela tem se dedicado a uma preparação intensa para manter a saúde e estar pronta para o grande dia, com uma rotina de exercícios físicos, acompanhamento nutricional, dermatológico e hormonal, além de procedimentos para realçar sua beleza para o desfile.
Ela ressalta que não existem padrões para a folia e reforça que é uma festa democrática, na qual todos podem e devem aproveitar. “O Carnaval é para todos. É sobre alegria, felicidade, sentir-se bem consigo mesmo. Há corpos de todas as formas: grandes, pequenos, musculosos, esbeltos… não há um padrão. O importante é se sentir bem e feliz com o seu corpo”.
Com informações da revista Marie Claire.