Empreender pode abrir muitas portas profissionais e pessoais, no entanto, este que é o sonho de muitas pessoas pode não ser uma tarefa tão fácil, o caminho do empreendedorismo é cheio de desafios e obstáculos que podem desencorajar até mesmo os mais determinados.
Mas é possível superá-los e ter sucesso seguindo algumas dicas importantes, como explica a médica e empresária Dra. Patrícia Santiago.
“As dificuldades vêm para nos fortalecer, elas fazem parte do caminho do empreendedorismo e não podem ser empecilhos para que você siga com os seus objetivos”.
Uma história de superação, um presente de sucesso
Dra. Patrícia Santiago nasceu no interior de Amazonas, criada por uma mãe solteira que tirava do trabalho de professora o sustento para os quatro filhos, o que fez com que Patrícia precisasse começar a trabalhar muito cedo para ajudar com as contas de casa, nesta jornada trabalhou com alfabetização, vendendo bolo e em uma funerária.
Algum tempo depois, indo morar em Manaus, conseguiu seu primeiro emprego CLT que precisou conciliar com os estudos.
“Durante esse período lembro de ter que usar o dinheiro do trabalho para me manter, o que fazia com que não sobrasse para comprar nem um lanche, então eu ficava em uma sala de onde eu podia ouvir o som dos talheres dos outros trabalhadores comendo enquanto em não tinha nada, esse foi um momento muito marcante na minha vida” Conta Dra. Patrícia Santiago.
Com muito esforço, Patrícia começou a fazer faculdade de medicina e conseguiu se formar em 2013, após isso começou a atuar no interior do Amazonas chegando a se tornar diretora de um Hospital em Manaus, abrindo o projeto STO – Serviço de Tratamento da Obesidade.
Em 2018, Dra. Patrícia abriu a sua primeira clínica dedicada a atender pacientes com diversas especialidades que posteriormente se expandiu e alcançou a sua liberdade financeira.
4 dicas para superar os obstáculos e se tornar um empreendedor de sucesso?
01 – Tenha clareza sobre o seu propósito:
“Se eu pudesse olhar de onde eu vim, quais seriam as possibilidades de estar agora formada, empresária, mãe, uma mulher independente? É importante ter em mente que nossas ações presentes impactam nosso resultado futuro, por isso, deve-se sempre ter em mente nossos objetivos, isso nos permite direcionar nossos esforços” Afirma Dra. Patrícia Santiago.
02 – Resiliência:
“O mundo muda, as circunstâncias mudam, você muda, e para se manter firme no seu caminho é importante saber lidar com as adversidades e se adaptar, você pode traçar um plano, mas você só pode lapidá-lo enquanto ele está sendo posto em prática”.
03 – Se capacite:
“Você decidiu empreender, e agora? Como você vai se destacar dos concorrentes? Como vai negociar com fornecedores? Como vai controlar as finanças do seu negócio? Fidelizar clientes? Promover sua empresa? Muita coisa se aprende na prática, mas estudar e se capacitar é a melhor forma de evitar muitos contratempos nessa jornada”.
04 – Quem para fica para trás:
“Uma regra no mundo dos negócios é estar em constante evolução, isso vale tanto para você, quanto para a sua empresa, não importa o quanto você cresceu, sempre há algo mais a aprender e a desenvolver, e é esse tipo de detalhe que faz toda a diferença” Explica Dra. Patrícia Santiago.