A mentora em oratória Alessandra Monteiro explica os benefícios do desenvolvimento das habilidades para mulheres se destacarem no ambiente de trabalho
A inserção da mulher no mercado de trabalho no Brasil enfrenta uma série de desafios que refletem questões sociais e culturais enraizadas na sociedade. Antes, as mulheres eram limitadas ao trabalho de casa, de ser cuidadora da família e do lar, mas as aspirações femininas se voltaram para a necessidade da independência financeira e pessoal. Para torná-las realidade, existem técnicas que contribuem para o crescimento profissional da mulher, como por exemplo a oratória.
As dificuldades do dia a dia no trabalho para a mulher envolvem a disparidade salarial entre gêneros, a conciliação entre maternidade e serviço, comportamento e políticas machistas perpetuadas nas empresas e muito mais. Atualmente, a luta pelo destaque da mulher se dá muito pela presença majoritariamente masculina nos ambientes de trabalho. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Segundo Trimestre de 2023, publicada em agosto deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 57% dos trabalhadores do Brasil, dentro da idade para trabalhar, são homens.
A discriminação e os estereótipos de gêneros continuam sendo obstáculos para mulheres no mercado de trabalho. As oportunidades e vagas de liderança são dificilmente oferecidas às mulheres pelos preconceitos associados à elas. Para superar estes desafios, a mentora em oratória Alê Monteiro reforça a importância de desenvolver boas técnicas de comunicação para se destacar neste ambiente. “O objetivo é fazer a mulher se sentir bem, fazê-la se sentir dona de si mesma, saber a potência que ela tem. A oratória possibilita a mulher a saber que ela pode fazer muito mais e que consiga se desamarrar dos medos”, explicou Alessandra.
Segundo a mentora, o domínio das habilidades da oratória é uma ferramenta fundamental para mulheres no cenário competitivo do ambiente de trabalho. Com a comunicação clara e confiante, a mulher é capaz de desconstruir os estereótipos e fortalecer a sua imagem, gerando mais credibilidade a ela. Além de assegurar a importância feminina, as boas práticas da oratória podem levar a assumir cargos de liderança e influência, dando mais reconhecimento às perspectivas da mulher em tomadas de decisão, debates profissionais e no ambiente de trabalho.