Iris Apfel veio ao mundo com a missão de trazer mais cor, extravagância e irreverência por onde fosse. Nessa sexta-feira (1/3), a estilista, design de interiores e ícone fashion de 102 anos encerrou a sua missão lindamente, deixando um legado de ousadia e originalidade, como seus looks maximalistas. Seu falecimento foi divulgado em seu perfil no Instagram e nós, do Mulher Etc, não poderíamos deixar de homenagear essa grande mulher.
Iris foi filha única de uma família judia. Nascida no Queens, em Nova York, no Estados Unidos, em 29 de agosto de 1921. Estudou história da arte e se especializou em design de interiores, especialmente têxteis. Com o marido, Carl Apfel, Iris embarcou em viagens pelo mundo em busca de tecidos e inspirações para projetos. Juntos, eles fundaram uma empresa na indústria têxtil, em 1948. Com isso, inclusive, a designer de interiores trabalhou na decoração da Casa Branca durante nove mandatos presidenciais.
Roupas como expressão artística
No mundo da moda, Iris se tornou um símbolo de autenticidade, estando à frente do seu tempo. Revolucionou o uso das roupas quando adotou o uso de calças jeans quando ainda era considerado “proibido” para as mulheres. Também transformou acessórios em elementos fundamentais da expressão pessoal. Iris sempre falava que “vestir-se de acordo com a idade é uma grande idiotice”.
Como ninguém, Iris transformava suas produções em expressões artísticas, com um estilo repleto de estampas, texturas e cores vibrantes, desafiando todas as normas do universo fashion. E assim seguia desafiando os padrões, tornando presença inesquecível em campanhas publicitárias e colaborando com marcas que a solidificaram como um ícone fashion que transcende tempo e espaço. Mostrando que não limites, e muito menos idade, para a moda. Sua jornada pessoal de estilo seguirá inspirando muitas e muitas gerações.