Casa de espetáculo em Itaipava, inaugurada em 2022, prima pela excelência na programação, conforto e gastronomia, encantando gênios da nossa música, como Edu Lobo, Francis Hime e Ivan Lins
Inaugurado há pouco mais de um ano em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Serra Fluminense, o Soberano já se tornou referência pela excelência não apenas na programação musical, bem como em oferecer sofisticação e requinte em seus diversos ambientes: o reservado Espaço Havana (dedicado aos amantes da charutaria), o Espaço Ruy Castro (inaugurado com palestra do próprio escritor, a área comporta 60 pessoas, é isolada com vidraça e cortinas, com uma varanda externa, e dedicada gastronomia e à cultura), além da própria casa de espetáculo – com um piano de cauda inaugurado por Francis Hime! – cujo conforto, acústica e iluminação a faz ser considerada uma das melhores do país – desde sua inauguração, em maio de 2022, vem recebendo nomes como Ivan Lins, João Bosco, Edu Lobo, Adriana Calcanhoto, Lenine, Guinga entre tantos outros, além de espetáculos estrelados por Maitê Proença e Clarice Niskier.
Gastronomia
O ar intimista que vem cativando ícones da nossa música se traduz em um ambiente com pista e mezanino para 100 espectadores sentados. Além de se destacar em arte e música no Brasil, o Soberano tem como proposta levar a cada cliente uma experiência sublime, através da sua gastronomia diferenciada – pensada para agradar a um público exigente, mas de maneira delicada, e a harmonizar com as bebidas, sobretudo com os vinhos da casa. O cardápio é variado, com opções veganas e as sobremesas com técnicas francesas adaptadas, dão o toque especial a experiência gastronômica. A paleta de cordeiro caiu nas graças de Edu Lobo, passando a figurar no cardápio com seu nome. Para quem gosta de apreciar bons vinhos, o Soberano possui uma adega climatizada e oferece uma carta de drinks variados e charutos selecionados, que podem ser degustados no Espaço Havana.
Arte, cultura e entretenimento
As atrações musicais, de quinta à sábado, combinadas com o sofisticado cardápio, ganham ainda mais sabor com os projetos “Soberano Before” (happy hour das 17h às 19h, descontos de 50% em drinks e chopp) e “Soberano After” (com DJs e pista de dança, ingresso revertido em consumação). Ou seja, a aconchegante casa, de arquitetura moderna rodeada de muito verde, oferece também outras opções, seja para quem quer relaxar após o expediente, ou mesmo para quem quer se divertir até mais tarde.
A casa de espetáculos foi idealizada pelo casal de proprietários Raquel e Sérgio Saraceni, moradores da região de Itaipava em Petrópolis desde 2014. Ainda em tempo de pandemia, decidiram erguer uma casa que abrigasse música e teatro de excelência: “O Soberano é um movimento de reconstrução, de amor à grande música e ao teatro, privilegiando a cultura e o turismo com um conteúdo múltiplo e de altíssimo nível em um ambiente charmoso, requintado e seguro no melhor ponto de Itaipava”, comemora Sérgio.
Segundo a sócia Raquel “O ineditismo da empreitada de alternar shows e teatro também colabora para que o Soberano tenha seu status de lugar único e requintado. Mais do que uma casa de espetáculos, o espaço reúne shows, teatro, grandes vinhos, alta gastronomia e charutaria em um lugar que já é uma referência em arte e cultura no Brasil”.
Os sócios
O casal Raquel e Sérgio Saraceni já trabalhou juntos como músicos – Sérgio produziu o seu primeiro disco, “O Tempo Me Guardou Você”, cuja faixa-título é de Ivan Lins, que também participou da gravação. Antes de se tornar sócia de Sergio na vida e no Soberano, Raquel, que é franco-brasileira, trabalhou como guia intérprete e conferencista na França por 21 anos. Em 1986, os dois se conheceram, mas foi há 12 anos que se reencontraram e, desde então, não se separaram mais. Antes, ainda nos anos 80, então com 17 anos, foi uma das fundadoras do Teatro Oficina – dirigida por José Celso Martinez Correia em SP – onde além de atriz, se ocupava com o registro audiovisual. Posteriormente, teve uma breve carreira no cinema, com participação em filme de Cacá Diegues e Neville de Almeida.
Já Sérgio Saraceni se destacou como compositor de trilhas sonoras, com um extenso currículo no cinema e na televisão. Formado, em 1973, pela Berklee College of Music, em Boston, assinou sua primeira trilha sonora em 1977, quando tinha 25 anos, para o filme “Anchieta, José do Brasil”, dirigido pelo seu tio, o cineasta Paulo César Saraceni. Em seguida, produziu a trilha de três longas de Nelson Pereira dos Santos e de filmes como “Nunca Fomos Felizes” (Murilo Salles), “Os Trapalhões e o Rei do Futebol” (Carlos Manga), “O Rei do Rio” (Fábio Barreto) e “Policarpo Quaresma – Herói do Brasil” (Paulo Thiago), entre outros. Na TV, destacam-se “Roque Santeiro”, “O Tempo e o Vento”, “A Muralha”, “Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor” e “O Cravo e a Rosa”.
Serviço e programação
A programação completa e ingressos à venda em: www.soberanoitaipava.com.br. O Cliente Soberano que quiser se hospedar na região, tem desconto na Pousada Tucano de Cuiabá, com direito a uma garrafa de espumante como brinde de boas-vindas.
Soberano Before – Happy Hour
Quinta a sábado, das 17h às 19h
50% OFF em drinks e chope
DJ ou playlist
Soberano After
Quinta a sábado a partir das 22:30h
DJ e Pista de Dança
R$60 – Ingresso Consumação (todo o valor é revertido em consumo)
Serviço: Soberano
Local: Estrada União e Indústria, 11.000, loja 104 – Shopping Estação Itaipava, Petrópolis-RJ.
Reservas e ingressos
Horários de atendimento pelo Whatsapp 24 2237-6339
Quarta 10h às 16h;
Quinta, Sexta e Sábado 13h às 01h.
Horários de funcionamento do Soberano:
Quinta, Sexta e Sábado 17h às 01h.
Ingressos à venda no site https://soberanoitaipava.com.br/
*O bistrô do Soberano funciona de quinta a domingo
• Quinta a sábado das 12h à meia-noite;
• Domingo das 12h às 17h.
A casa conta com segurança, estacionamento privativo com 160 vagas e acessibilidade em rampas e banheiros.